domingo, 15 de novembro de 2009

Hepta, hexa ou penta? Brasileirão fica entre São Paulo, Flamengo e Palmeiras

A três rodadas do fim, a briga pelo título ficou entre três times. Na parte de baixo da tabela, o Sport é o primeiro rebaixado para a Série B de 2010

A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro fica a pergunta: teremos o São Paulo heptacampeão, o Flamengo hexa ou o Palmeiras penta? Com mais três jogos para cada time - veja quadro abaixo - é este o trio que vai brigar pelo troféu de 2009. Assista aos gols ao lado.

A 35ª rodada, que começou na quarta-feira e terminou neste domingo, manteve o Tricolor na ponta, com dois pontos de vantagem sobre o Fla, o novo vice-líder. Ambos venceram os seus compromissos pelo mesmo placar: 2 a 0. Os paulistas bateram o Vitória, no Morumbi, com gols de Jorge Wagner e Hugo, enquanto os cariocas ganharam do Náutico, nos Aflitos, com Petkovic e Adriano.

Quem se deu mal foi justamente aquele que abriu a jornada. O empate de 2 a 2 entre Palmeiras e Sport, num jogo que protagonizou uma das maiores polêmicas deste Brasileirão, o Verdão, líder durante metade do campeonato, caiu para o terceiro lugar. E poderia ter sido pior. Após começar perdendo por 2 a 0, o time do técnico Muricy Ramalho buscou a igualdade num lance muito discutido nos últimos dias. Quando o zagueiro Danilo fez o gol de empate, o árbitro Elmo Resende tinha apitado impedimento no lance. O jogador estava em posição legal, mas a defesa do Sport parou depois do apito. Chegou-se a cogitar a anulação da partida...

Agência/Estado

São-paulinos vibram com a vitória que deixou o Tricolor com dois pontos de vantagem na ponta

  • SIMULADOR: arrisque aqui os seus palpites e veja como fica a tabela

  • ESTATÍSTICAS: veja os números da 35ª rodada

Como abriu a rodada e tropeçou, o Palmeiras ficou até domingo secando os rivais. Mas a reza só funcionou contra Atlético-MG e Cruzeiro. O Galo perdeu do Coritiba, por 2 a 1, e saiu do G-4. Já a Raposa, que poderia ter entrado na zona de classificação para a Libertadores, estava conseguindo o objetivo até os 46 minutos do segundo tempo, quando Grêmio empatou e manteve o time azul em sexto.

O Inter, ao vencer o Santos por 3 a 1, aproveitou a bobeada dos mineiros e retornou ao G-4. Outro time que ainda sonha com Libertadores é o Avaí. A equipe catarinense também aplicou um 3 a 1 no sonolento Corinthians e, em sétimo lugar, está a apenas três pontos da tão desejada área.

O QUE FALTA PARA QUEM BRIGA PELO TÍTULO

SÃO PAULO FLAMENGO PALMEIRAS
36ª rodada Botafogo (fora) Goiás (casa) Grêmio (fora)
37ª rodada Goiás (fora) Corinthians (fora) Atlético-MG (casa)
38ª rodada Sport (*) Grêmio (casa) Botafogo (fora)
* O São Paulo foi punido e terá de jogar a 100km do Morumbi na última rodada

Na parte de baixo da tabela, o Sport foi o primeiro time a carimbar o passaporte para a Série B. Com o ponto somado no Palestra Itália, o Leão foi a 31 e não consegue mais sair do Z-4. Quem continua brigando é o Fluminense, que venceu a quarta partida seguida no Brasileirão – a vítima da vez foi o Atlético-PR: 2 a 1 – num Maracanã confiante e lotado. Com a derrota do Botafogo para o Barueri – 3 a 0, com três gols de Val Baiano – os dois rivais cariocas devem brigar até o fim para sobreviver na Série A. A diferença entre eles ficou de apenas dois pontos. Santo André e Náutico não caíram, mas ao serem derrotados, estão quase lá.

Agência/Photocâmera

Jogadores do Fluminense comemoram a quarta vitória seguida no Campeonato Brasileiro

Para Rogério Ceni, restaram São Paulo, Fla e Palmeiras na luta pelo título

Goleiro afirma que Raposa e Galo ficaram para trás. Apesar da vantagem tricolor, ele diz que competição está longe de ser definida

Após os resultados do último sábado, o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, tem uma certeza: somente três times agora têm chances de conquistar o Brasileirão. Além do Tricolor, Palmeiras e Flamengo. Cruzeiro, que empatou com o Grêmio, e Atlético-MG, que perdeu para o Coritiba, ficaram longe demais, avalia o são-paulino.

A equipe do Morumbi, que venceu o Vitória, por 2 a 0 (veja os gols no vídeo), lidera a competição com 62. Palmeiras tem 59 e Flamengo, que ainda joga neste domingo, 57. Galo é o quarto colocado, com 56, e Raposa está em quinto, com 55.

- Acho que se pode dizer que Cruzeiro e Atlético ficaram para trás. Têm chances matemáticas, mas dificilmente São Paulo, Palmeiras e Flamengo deixarão de somar pontos nas três últimas rodadas. Por isso, acho que a disputa ficou restrita a essas três equipes da frente - comenta.

Apesar da boa vantagem tricolor, o capitão diz que é hora de manter a calma. Ele acredita que tanto Verdão, quanto o Fla tem totais condições de ultrapassar o Tricolor na reta final.

- O campeonato está longe de ser decidido. Muita coisa ainda pode acontecer. Claro que temos uma vantagem, mas temos de vencer os jogos - conclui.

Após trocarem sopapos, Hugo e André Dias fazem pazes e comemoram vitória

Os são-paulinos se agrediram no primeiro tempo, após lance de perigo do Vitória. 'Somos amigos', garante o zagueiro

Após trocarem sopapos no primeiro tempo, por causa de um lance de perigo do Vitória aos 15 minutos de jogo, o meia Hugo e o zagueiro André Dias, do São Paulo, fizeram as pazes e deixaram o gramado abraçados no fim da partida. O triunfo tricolor por 2 a 0 ajudou a deixar tudo em paz entre os dois brigões. (Assista ao vídeo ao lado e note que o técnico do Vitória, Vagner Mancini, dirige-se ao quatro árbitro para cobrar cartão vermelho para os dois brigões)

- A vontade de vencer faz com que nós façamos coisas que não queremos. Mas sou consciente e reconheço o meu erro, assim como o Hugo reconheceu que errou também - afirmou o zagueiro André Dias.

O zagueiro explicou que a discussão aconteceu por falta de comunicação. Quando a bola foi cruzada por Ramon, nem Hugo, nem André Dias, que estavam no lance, conseguiram tirar a bola.

- Eu estava falando uma coisa e ele respondendo outra. Nós não estávamos nos entendendo e acabamos discutindo. Mas somos amigos. Está tudo bem.

Hugo, por sua vez, também admite que passou da linha ao acertar um tapa no rosto do companheiro, mas garante que o que acontece dentro de campo não é levado para o vestiário nem para o dia a dia do CT.

- Acabou ali. Logo depois do primeiro gol, nós nos abraçamos. O importante é que o São Paulo venceu.

CRAQUE DA GALERA: veja a primeira parcial da segunda fase da votação

Maestro do Flamengo, Petkovic surge como favorito para chegar à grande final, mas seis jogadores aparecem na disputa pelas outras duas vagas

Após quatro dias de votação, a segunda fase do Craque da Galera já mostra um grande favorito ao título de melhor jogador do Campeonato Brasileiro segundo os torcedores: Petkovic. Aos 37 anos, o sérvio passou de um jogador relegado a segundo plano, assim que acertou a sua volta ao Flamengo, a peça fundamental na campanha do Rubro-Negro, que luta pelo título da competição, consequentemente por uma vaga na Taça Libertadores.

O meia é líder disparado na eleição, com mais do que o dobro de votos do segundo e terceiro colocados juntos - Hernanes (São Paulo) e Fábio (Cruzeiro), respectivamente. A disputa pelas outras duas vagas, no entanto, já se mostra bastante acirrada.

Confira a lista dos dez jogadores mais bem votados

POSIÇÃO JOGADOR CLUBE PERCENTUAL DE VOTOS
Petkovic Flamengo 36,08%
Hernanes São Paulo 8,72%
Fábio Cruzeiro 7,93%
Conca Fluminense 7,72%
Diego Tardelli Atlético-MG 6,72%
Diego Souza Palmeiras 6,39%
Jorge Henrique Corinthians 6,27%
Victor Grêmio 4,83%
Leandro Guerreiro Botafogo 4,12%
10º Paulo Henrique Ganso Santos 2,96%

Os 20 escolhidos dos clubes do Brasileirão foram definidos na noite do último sábado, 7 de novembro, com o encerramento da primeira fase da votação. Os torcedores terão até o dia 23 de novembro para votar e indicar os três finalistas que irão para a terceira fase. O vencedor será divulgado durante a festa Craque Brasileirão, no dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Diretor do São Paulo cita invasão no Maracanã e espera ter recurso acolhido

Leco diz que, no confronto entre Flamengo e Santos, um rubro-negro entrou no campo para abraçar Adriano. Episódio não foi relatado

O São Paulo irá apresentar na segunda-feira, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, seu recurso no caso da invasão de campo durante confronto contra o Internacional, dia 28 de outubro. Um torcedor entrou no gramado do Morumbi, interrompendo a partida. O clube foi julgado e perdeu um mando de campo. Contra o Sport, dia 6 de dezembro, na última rodada do Brasileirão, o Tricolor terá de jogar a 100 km de casa.

O vice-presidente de Futebol tricolor, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, espera que o Tribunal acolha o recurso tricolor e se baseia em um episódio que teria ocorrido no Maracanã. Ele afirma que, após o apito final do jogo entre Flamengo e Santos, dia 31 de outubro, um torcedor com a camisa rubro-negra entrou no gramado do Maracanã para abraçar Adriano.

- Se há antecedentes que beneficiaram outros clubes, não é possível que o São Paulo seja punido. Temos o caso do torcedor que invadiu para abraçar o Adriano e não houve punição. Tenho confiança no Tribunal, que é formado por pessoas idôneas - afirmou Leco, em entrevista à rádio “Jovem Pan”.

O incidente alegado por Leco não foi relatado na súmula da partida entre Fla e Peixe.

Irritados com perda de mando, são-paulinos veem fantasmas nos bastidores

Gomes e Ceni desconfiam que mais um título tricolor incomoda. 'Isso (perda de mando) é pouco perto do que pode acontecer', diz goleiro

Os são-paulinos estão preocupados com os bastidores da reta decisiva do Brasileirão. Ao vencer o Vitória por 2 a 0, neste domingo, no Morumbi, o Tricolor alcançou a liderança isolada do campeonato, três pontos à frente do Palmeiras, e ficou bem perto de conquistar o mais um título nacional. E é exatamente isso que preocupa o técnico Ricardo Gomes e o goleiro Rogério Ceni. Eles acham que uma eventual quarta conquista consecutiva do São Paulo pode incomodar demais.

Ambos se referem principalmente ao fato de o Tricolor ter perdido um mando de jogo por causa da invasão de um torcedor ao gramado do Morumbi durante confronto contra o Internacional, dia 28 de outubro. Além disso, a equipe corre o risco de perder até cinco jogadores para o confronto contra o Botafogo, no Rio na próxima rodada. Além de André Dias e Hugo, que receberam o terceiro amarelo contra o Vitória, o time pode perder ainda Jean, Dagoberto e Borges, que serão julgados quarta-feira por suas expulsões contra o Grêmio.

Ricardo Gomes achou estranha a punição imposta ao São Paulo. Ele diz que houve invasão de campo em jogos do Atlético-MG e Flamengo, mas nenhum dos dois clubes foi punido. No caso do Fla, o incidente ocorreu após o apito final do jogo contra o Santos, dia 31 de outubro, quando um torcedor com a camisa rubro-negra entrou no campo para abraçar Adriano. O caso não foi relatado pelo árbitro.

- Tenho notado que deve ser um incômodo a possibilidade de o São Paulo conquistar o quarto título. Vi outros casos de invasão de campo que não foram muito comentados. No nosso caso, o rapaz foi identificado. Ele não vestia a camisa do clube, nem sequer torcia pelo São Paulo. mesmo assim, fomos punidos. Aceito perder dentro campo. Acontece, é normal. Mas fora de campo, não.

Já Rogério Ceni prefere tomar cuidado para tecer comentários. Ainda assim, ele não consegue esconder a sua desconfiança.

- Tem horas que é melhor ficar em silêncio e não se manifestar. Acredito que isso (perda do mando) é relativamente pouco perto do que pode acontecer no final do campeonato - diz o goleiro. O que poderia acontecer? O capitão não explica.

Por conta disso, Ceni não acha difícil que o Tricolor perca pelo menos Borges e Dagoberto para o jogo contra o Bota. Ambos foram expulsos por entradas violentas em jogadores do Grêmio. Já Jean foi expulso em Porto Alegre pelo acúmulo de dois cartões amarelos.

- Com o Jean não vai acontecer nada. Agora, com os outros dois, não sei. Acho que, como já cumpriram a suspensão automática, estariam liberados. Mas depois dessa punição (perda do mando), acho que podemos esperar algo que a mais nesses julgamentos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tricolor Paulista se espelha no primeiro turno para vencer as cinco últimas 'finais'

Naquela ocasião, são-paulinos ganharam todas e conseguiram arrancada

Já são três jogos com vitórias: contra Santos , Internacional e Barueri . E faltam cinco partidas para o fim do Brasileirão . Para ganhar o título, o São Paulo pensa que não pode mais perder. E se espelha nos resultados do primeiro turno, quando venceu todos os adversários que restam em uma arrancada que culminou com sete vitórias seguidas e nove jogos sem saber o que é derrota. O objetivo agora no Tricolor Paulista é pelo menos repetir os placares dos jogos da primeira parte da competição.

SÃO PAULO CONTRA OS CINCO OPONENTES FINAIS
PRIMEIRO TURNO SEGUNDO TURNO
JOGO LOCAL OPONENTE LOCAL DATA
SP 2 x 1 Grêmio Morumbi Grêmio Olímpico 04/11
Vitória 0 x 1 SP Barradão Vitória Morumbi 14/11
SP 3 x 1 Botafogo Morumbi Botafogo Engenhão 22/11
SP 3 x 1 Goiás Morumbi Goiás S. Dourada 29/11
Sport 1 x 2 SP Ilha do Retiro Sport Morumbi 06/12

Ter um aproveitamento de 100% nestas cinco últimas partidas não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível, diz o lateral Junior Cesar, usando o próprio primeiro turno como exemplo.

- O que a memória nos traz quando jogamos contra o Grêmio é a sequência de sete vitórias seguidas. É uma coincidência positiva e espero que seja desta maneira até o fim. Naquela época ficamos nove jogos sem perder. Agora faltam cinco, e espero mesmo que não sejamos mais derrotados - ressaltou o camisa 6.

O primeiro desafio do São Paulo nesta reta final é justamente o Grêmio. Apesar de o time gaúcho estar longe do G-4 e teoricamente não ter grandes pretensões na competição, o anfitrião tem uma escrita a defender: ainda não foi derrotado em casa neste Brasileiro.

- Um time que quer ser campeão tem que conquistar estes objetivos. Vencer o Grêmio dá mais moral e nos coloca em posição excelente. Esses são jogos que dão a arrancada para o objetivo, Respeitamos muito o Grêmio, mas precisamos vencer - acrescentou Dagoberto.

Para quebrar invencibilidade gremista, Hernanes exige São Paulo frio e calculista

Meia lembra que Tricolor Paulista precisa errar pouco se quiser voltar do Olímpico com um bom resultado e ainda mais vivo na luta pelo título

A apenas cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá um verdadeiro teste de fogo para mostrar que pode levantar a taça pela quarta vez consecutiva. Nesta quarta-feira, às 21h50m, o Tricolor Paulista encara nada menos que o Grêmio, invicto em casa e dono do melhor ataque da competição. Apesar da adversidade, o meia Hernanes aposta no poder de concentração da equipe para superá-la.

- Temos que ir para o Sul sabendo da potência do Grêmio em casa. Precisamos errar pouco e jogar de um jeito frio e calculista, aproveitando as oportunidades que criarmos. É assim que vamos surpreender o Grêmio – afirmou.

Com 58 pontos, o São Paulo passou a dividir a liderança do Brasileirão com o rival Palmeiras, que leva vantagem de três gols no saldo (15 a 12). O Verdão, aliás, também joga fora de casa, diante do Fluminense, no Maracanã. Mesmo assim, Hernanes lembra que um resultado negativo vai atrapalhar a caminhada de sua equipe.

- Se errarmos, vai ser complicado recuperar o resultado depois. Mas nosso time tem qualidade. É nisso que apostamos – acrescentou.

O meio-campista projeta também uma partida muito disputada tática e fisicamente no Olímpico e lamenta o pouco tempo que o São Paulo teve para descansar. No sábado, a equipe foi a campo para vencer o Barueri por 1 a 0, no Morumbi.

- Estamos preparados para um jogo difícil e pegado, com chegada firme, como é costume no Olímpico. Fisicamente, não deu tempo de nos recuperarmos, mas taticamente e mentalmente estamos nos preparando para um adversário que ainda não perdeu em casa. Temos que dar um jeito de conseguir a vitória. Será um passo importante para o título – completou.

Pela liderança, São Paulo encara o invicto Grêmio no Olímpico

Time gaúcho ainda não perdeu em casa. Paulistas precisam vencer para não dar chances ao Palmeiras de abrir vantagem

A cinco jogos do fim do Campeonato Brasileiro, o São Paulo encara sua primeira 'final', contra o Grêmio nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Olímpico. A disputa pelo título nacional está acirradíssima, e o time paulista tem a chance de assumir o primeiro lugar pelo menos até o fim de semana, quando o Palmeiras entra em campo. Ao clube gaúcho, resta uma pontinha de esperança de chegar ao G-4 e a defesa da invencibilidade em casa, além de um sentimento de "troco" por ter a chance de vencer o rival que o ultrapassou na caminhada pela taça em 2008. O duelo está cercado de importância e mobiliza torcedores não só das duas equipes, mas também dos times que ainda sonham com o campeonato.

A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, menos Porto Alegre e Rio de Janeiro. O Premiére exibe o jogo para todo o território nacional. O GLOBOESPORTE.COM relata os principais lances do duelo em tempo real, com vídeos das melhores jogadas.

Assista aos melhores momentos de São Paulo 2 x 1 Grêmio, pelo turno do Brasileirão

O Tricolor Paulista tem 58 pontos, mesmo número do Palmeiras. Mas o Alviverde leva vantagem por ter três gols a mais de saldo. Se vencer, o São Paulo chega a 61 e só vai se preocupar em torcer contra o rival no domingo, que enfrenta o Fluminense no Rio de Janeiro. O Grêmio está com 47 pontos, na sétima colocação, a sete pontos do G-4, e precisará se esforçar muito nestes cinco jogos que restam para poder conquistar uma vaga na Libertadores.

- Nós sabemos que o Grêmio em Porto Alegre é muito forte. Estamos com essa mentalidade, nos preparando para um jogo difícil, pegado, como é o costume no Sul, no Olímpico. Fisicamente não deu tempo para nos recuperarmos porque jogamos no sábado. Mas estamos nos preparando taticamente e mentalmente para um adversário que não perdeu em casa. Temos que dar um jeito de conseguir uma vitória porque será um passo importante para o título - disse o são-paulino Hernanes.

Dignidade e esperança no Grêmio

O Tricolor gaúcho garante que pouco liga para a interferência que pode causar no topo da tabela com o resultado do jogo contra o São Paulo. No Olímpico, atletas, comissão técnica e diretoria falam em dignidade: jogar pelo Grêmio, honrar a camisa, fazer valer a tradição do clube. E a equipe ainda mantém esperanças de classificação para a Libertadores, mesmo que seja um sonho quase inalcançável.

- Sabemos que é difícil, mas não impossível. Tudo pode acontecer. Tendo possibilidades, como temos, precisamos dar 100%. Jogar no Grêmio é sempre uma motivação especial. Vamos tentar fazer a melhor partida e ganhar – disse o argentino Maxi López.

Maxi volta ao time. Ele mostrou que está recuperado das dores no tornozelo esquerdo que o afastaram da partida contra o Santo André, no domingo passado. O jogador mais próximo do argentino no ataque será Douglas Costa. Tcheco e Souza serão os outros responsáveis pela articulação. Fábio Rochemback, que sentiu dores na região lombar, não deve ser problema. Depois de ser expulso contra o Avaí, o volante volta ao time. Mário Fernandes, lesionado, será substituído por William Thiego na lateral direita.

O Grêmio nega que tenha recebido mala branca dos rivais do São Paulo na luta pelo título. Durante a semana, o zagueiro Rafael Marques disse que não considerava a medida antiética. A diretoria não gostou e repreendeu o atleta.

Gomes tem uma dúvida: Arouca ou Adrían González

O técnico Ricardo Gomes tem baixas importantes no elenco. Richarlyson segue em recuperação de uma lesão na coxa, e Zé Luis também sofreu um problema muscular na última semana, deixando o time com poucas opções para a cabeça de área e até para uma improvisação na zaga. Com Rodrigo também no estaleiro devido a uma fratura na mão, Aislan é o reserva imediato do trio de defesa. O treinador não divulgou a escalação, mas a única dúvida é se ele vai escalar Adrián González ou Jean na lateral. Se optar pelo argentino, o volante segue ao lado de Hernanes. Se Jean for para a ala, Arouca ganha uma oportunidade no meio.

- O Adrián mostrou um bom futebol. Ainda passa por adaptação, não está em condições de jogar os 90 minutos, mas tem entrado bem. Essa possibilidade existe porque o Arouca voltou e também entrou bem. Mas só confirmo a escalação 45 minutos antes da partida, como sempre - respondeu, bem humorado, Ricardo Gomes.

Ricardo Gomes esconde time e mantém dúvida entre Adrián González e Arouca

Jogadores são as opções do treinador para substituir Zé Luis, machucado

O técnico Ricardo Gomes vai manter até a hora da partida o mistério sobre a escalação do São Paulo para enfrentar o Grêmio , nesta quarta-feira, às 21h50m, no Olímpico, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro . A dúvida está entre Arouca e Adrián González no meio-campo para substituir Zé Luis, machucado.

O volante deu lugar ao argentino ao sofrer uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda no primeiro tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Barueri, sábado, no Morumbi. Richarlyson, com um estiramento muscular na coxa direita, também está fora. O zagueiro Rodrigo, com uma fratura na mão direita, segue ausente.

- O Adrián mostrou um bom futebol, mas ainda passa por uma adaptação. Ele ainda não está com o preparo físico ideal para os 90 minutos. O Arouca voltou bem, entrou bem, mas só confirmo isso amanhã, 45 minutos antes do jogo, como sempre – disse o treinador.

Gomes, aliás, leva para Porto Alegre um grande problema. Sete jogadores estão pendurados com dois cartões amarelos: Hernanes, Arouca, Miranda, Adrián González, Hugo, Marlos e Borges. A maior preocupação é com o sistema defensivo. Com a lesão de Rodrigo, o treinador tem apenas quatro zagueiros à disposição. Além dos três titulares, o outro é o garoto Aislan.

- Ele tem treinado bem. Se for o caso, vai jogar – completou o treinador.

O São Paulo pode começar a partida com a seguinte formação: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Adrián González (Arouca), Jean, Jorge Wagner, Hernanes e Junior Cesar; Dagoberto e Washington.

Richarlyson diz que retomou a autoestima com a chegada de Ricardo Gomes

No programa 'Arena SporTV', volante comenta a saída de Muricy Ramalho e diz que São Paulo precisa manter espinha dorsal para a próxima temporada

No início da temporada, sob o comando de Muricy Ramalho, o São Paulo foi eliminado na semifinal do Campeonato Paulista, tropeçou na Libertadores e, no Campeonato Brasileiro, cambaleava. A troca de treinador foi inevitável. Paralelo ao mau momento do Tricolor Paulista, Richarlyson amargava o banco de reservas. Quando Ricardo Gomes deixou o futebol francês para assumir o comando do atual tricampeão brasileiro, o volante passou novamente a titular e readquiriu a confiança, como o próprio revela no programa "Arena SporTV" (assista ao vídeo).

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o São Paulo perder o título do Campeonato Brasileiro, Richarlyson reconhece que seria desastroso (assista ao vídeo):

- Vamos brigar para reduzir a diferença no saldo de gols. Temos em mente que, por tudo o que está acontecendo no campeonato, estamos em segundo lugar, e vamos brigar cada vez mais para tirar a diferença do saldo de gols porque seria muito ruim perder o campeonato por causa de uma diferença de um ou dois gols. Seria uma penalidade para um time que foi tão bem no campeonato - completou.

Mário Sérgio afirma: ‘Vou ter de torcer para o Grêmio, lógico’

Técnico do Inter duvida que arquirrival entregue jogos e já prepara torcida para confronto gremista com o São Paulo, nesta quarta

A derrota em casa para o Botafogo deixou o Internacional à mercê de resultados paralelos para sonhar com o título do Brasileirão ou até com a vaga na Taça Libertadores. Ironicamente, o Grêmio é um dos times que mais podem ajudar o Colorado, pois recebe São Paulo e Palmeiras no Olímpico, onde está invicto na competição. E o técnico Mário Sérgio não vê problemas em torcer para o arquirrival colorado.

Mário Sérgio faz parte da história dos dois grandes clubes gaúchos. Como jogador, foi campeão brasileiro invicto em 1979 pelo Inter e, quatro anos mais tarde, conquistou o Mundial pelo Grêmio. Mas ele deixa claro que, enquanto for o técnico do Colorado, só desejará uma vitória tricolor se for para ajudar seu time.

– Vou ter de torcer para o Grêmio, lógico. Quero ser campeão. Se para isso o Grêmio tiver que vencer todos os jogos, vou torcer. Para mim, não existe rivalidade. Sou profissional. Estou no Inter e já estive no Grêmio. Mas enquanto estiver aqui, sou só Inter – disse o treinador.

Apesar da rivalidade entre as torcidas, Mário duvida que o Tricolor perca as partidas propositalmente para prejudicar o Colorado.

– Acima de tudo está o profissionalismo. Não acredito que um time possa entregar o jogo – afirmou.

O atacante Edu, recuperado de lesão muscular, está em fase final do recondicionamento físico e pode ser um reforço para o jogo com o Barueri, marcado para as 18h30m (horário de Brasília) deste domingo na cidade da Grande São Paulo. Para Mário Sérgio, quanto mais opções, melhor.

– Todos os que pudermos usar ajudam. Podemos contar com aqueles que estão aqui, e o Edu é um deles.

Antifutebol no Morumbi

Questionado sobre como superar o São Paulo, que vem empilhando títulos nacionais, venceu o Inter na última quarta e divide a liderança por pontos com o Palmeiras, Mário Sérgio aproveitou para alfinetar o Tricolor Paulista.

– O São Paulo é um time que pratica antifutebol, mas ganha. Como ganhar do São Paulo? Não sei, não consegui ganhar.

Autuori escala o Grêmio no 4-5-1 contra o São Paulo. Douglas Costa é titular

Colombiano Perea fica como opção no banco de reservas

O técnico Paulo Autuori definiu a escalação do Grêmio para o jogo contra o São Paulo, nesta quarta-feira, no Olímpico, pela 34ª rodada doCampeonato Brasileiro. O treino da véspera da partida foi apenas um rachão, sem orientações táticas, mas o treinador estruturou a equipe, que irá a campo no 4-5-1, com o jovem Douglas Costa como titular.

Adílson e Fábio Rochemback serão os volantes. Em uma segunda linha no meio-campo, na frente deles, estarão Tcheco e Souza. Douglas Costa ficará um pouco mais avançado, em um misto de articulador e segundo atacante, com a responsabilidade de se aproximar de Maxi López.

Na defesa, a ausência é Mário Fernandes, contundido. William Thiego jogará como lateral-direito. No meio, Fábio Rochemback sente dores na região lombar, mas não deverá ser problema.

O Grêmio vai a campo contra o São Paulo com: Victor, William Thiego, Rafael Marques, Réver e Lúcio; Adílson, Fábio Rochemback, Tcheco, Souza e Douglas Costa; Maxi López.

Fernando Carvalho nega que oferecerá 'mala branca' ao Grêmio

Rival tem duelo com o São Paulo nesta quarta que interessa diretamente ao Internacional na briga pelo título do Campeonato Brasileiro

O vice de futebol do Internacional, Fernando Carvalho, não considera antiética a "mala branca". No entanto, o dirigente colorado garante que não oferecerá nada ao Grêmio para que ganhe do São Paulo nesta quarta-feira, no estádio Olímpico.

– Daqui não vai ser oferecido dinheiro (para jogador do Grêmio). Mas toda medida que incentive a vitória não tem problema – afirmou Carvalho.

Na partida de quarta à noite, no Olímpico, os olhos colorados estarão de olho em uma vitória do coirmão. Fernando Carvalho não foge do pensamento geral. Um triunfo gremista pode fazer com que o Inter se reaproxime da luta pelo G-4 do Brasileirão e também pelo título.

– Uma coisa é desejar. Desejo a vitória do Grêmio – disse.

Carvalho também falou sobre a reunião que teve com o grupo de jogadores na tarde desta terça. Garantiu que foi apenas conversa, diferentemente da outra vez – com o vestiário ainda sob o comando do técnico Tite –, quando houve puxão de orelha.

– Não é momento de puxão de orelha. Não foi falta de empenho o que houve domingo. O adversário fez um gol e se jogou para trás – avaliou.